Categorias
Filosofia

O Pensamento: Uma Investigação Lógica, por Gottlob Frege

Célebre artigo do pai da lógica moderna: Gottlob Frege. Um ataque ao subjetivismo e ao solipsismo na análise do pensamento e da verdade.

Prefácio

Friedrich Ludwig Gottlob Frege (1848-1925) foi um matemático, filósofo e lógico alemão. Praticamente todo o ramo da lógica e da filosofia da linguagem moderna deve sua existência a Frege. Suas contribuições foram, sem dúvidas, importantíssimas, influenciando filósofos feito Ludwig Wittgenstein e toda a posteridade da Filosofia Analitica; contudo, permaneceu nas obscuridade até pouco antes de sua morte. Isso não impediu, no entanto, que suas obras tivessem um grande impacto.

Em O Pensamento, Frege se preocupa em analisar a natureza do pensamento e a qual sua relação com a verdade. A partir disso, Frege tenta trazer uma abordagem realista à lógica, negando que a verdade, o pensamento e as suas leis sejam subjetivas. Disso se produz a tese dos reinos de Frege, que tem um toque platônico em sua concepção. O pensamento, ele diz, não pertence ao reino das coisas subjetivas e imateriais, não é uma ideia; tampouco pertence ao reino dos objetos materiais; ao contrário, pertence a um reino próprio, objetivo, imaterial e, diferente dos outros dois, eterno. Com um estilo bastante claro, o propósito de Frege é eliminar o psicologismo e o solipsismo, trazendo uma análise objetiva da verdade, do pensamento e da lógica.

Foi trabalhoso, porém satisfatório, traduzir esse excelente material. Agradeço aos meu amigo Waltrick, por ter elaborado a capa do presente artigo; e também igualmente ao Agnoia, que revisou e comparou tanto a versão inglesa quanto alemã do ensaio.

O artigo pode ser baixado em PDF logo abaixo. Aproveitem:

Uma resposta em “O Pensamento: Uma Investigação Lógica, por Gottlob Frege”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *